Bronquiolite, lactente sibilante, bebê chiador, sibilância, chiado no peito, crises de tosse. Os nomes são muitos e a frequência desses casos é grande. Vamos ver como usar o espaçador e máscara sem erros, para garantir que a medicação chegue melhor no pulmão e faça sua ação cumprindo o objetivo que será prevenir ou tratar as crises de tosse ou sibilância, o chiado no peito.


Essa época do ano aumentam muito o número de casos de bronquiolite, chiado no peito e sibilância recorrente. Nas crianças pequenas o tratamento é feito com uso de bombinhas, mas nesse casos eles precisam utilizar o espaçador e máscara para conseguirem utilizar o medicamento corretamente. 

Essa bombinhas ou spray inalatório podem conter diferentes medicamentos, mas a forma de usar com o espaçador e máscara é igual, independente do medicamento que está contido na bombinha. 

Então leia, anote, e retorne aqui sempre que precisar. 


1º) PASSO: Remover a tampa do spray, agitar bem o frasco, posicionar e conectar ao espaçador.

2º)  Colocar a máscara cobrindo bem a boca e nariz da criança sem deixar espaços abertos.

3º) Disparar um jato do medicamento. Conte lentamente até 10 ou 15 segundos, pois é necessário que a criança respire pelo menos 6 vezes ali. 

 4º) Retire a máscara do rosto. Caso tenha sido prescrito mais de um jato, aguarde 1 minuto e repita toda a operação desde o 1º passo. 

 5º) A pós o término, fazer a higiene da boca, para remover a medicação, caso seja corticóide a fim de evitar monilíase oral, o conhecido sapinho.

Quer ver mais informações sobre alergia e imunologia? Clique aqui para seguir o perfil no instagram. 

Dra. Fernanda Araujo - Alergista e Imunologista 

CRM 130329 / RQE 61040